Desapego, a alegria de deixar as amarras para trás

Olá pessoal. O desapego emocional, a alegria de deixar as amarras para trás. O largar o peso do passado, daquilo que ficou para trás. Saber seguir em frente com aquilo que o faz feliz.

Em primeiro lugar o desapego é deixar para trás as amarras. É deixar aquela ideia de coisas para ser feliz. São coisas que nos enredam e não deixam aproveitar a felicidade. Num dos post falei que a felicidade está em  “ser” e não “ter” (leia o post aqui). Passamos a nossa vida a espera do “ter” para “ser”. De ter uma profissão, casa, carro, vida de sonho. Sendo que a felicidade é ser. É saber desapegar desse “ter” para “ser”. Mas nem sempre é fácil. Para muitos é preciso coragem, porque para eles o desapego é uma fonte de alegria e felicidade.

desapego-emocional-blog-da-sims

Existem dois tipos de desapego: o desapego material e o desapego emocional. Se bem que uma leva a outra. Porque é através do desapego emocional que nos leva a acumular o material. O desapego emocional cria espaços na nossa mente que nos leva a acumulações nas nossas vidas. Por exemplo quando nos libertamos de excessos em nossa casa, dos bens materiais. Mas no entanto sentimos aquele vazio por dentro. Isso quer dizer que é preciso também fazer uma limpeza interior. Porque não basta só limpar por fora quando por dentro precisa de ser limpo também.

Além dos materiais também devemos destacar as emoções. Como por exemplo o medo, as expectativas (nossas e dos outros), ressentimentos, o passado, estereótipos, etc. Tudo isso nos leva a viver uma vida que não é de verdade, impedindo de agir com total liberdade e sem tabus. E por mais que digamos que essas coisas não nos afetam, elas acabam por ocupar um lugar na nossa mente. E lugar esse que aos poucos vai causando um fardo nas nossas vidas, porque nos apegamos a elas.

Mas é importante salientar que não é libertar dessas coisas nao resulta propriamente numa vida plena. É preciso destacar-las, compreende-las e agir.  Isto é, parar de sentir medo do fracasso, dos julgamentos ou das mudanças.  E deixar o que é seguro na nossa vida como os amigos, a rotina, o conforto ou os pertences.

desapego-emocional-blog-da-sims

O desapego emocional faz parte da nossa evolução, da nossa natureza de aprendizagem. Não podemos ficar sentados à espera de ser a mesma pessoa para o resto da vida. Porque a nossa vida é uma serie de mudanças, sucessos e até mesmo os erros que damos. Tudo muda nessa vida e não podemos ficar para trás. Porque as nossas perspectivas, os nossos objectivos e até mesmo a nossa maneira de fazer as coisas, mudam!

Portanto não se apegue ao passado nem aos planos que ficaram para trás. Porque aquela pessoa do passado já não é o mesmo(a) de agora. O importante é focar em viver o presente. Planeie os seus sonhos sem se apegar aqueles que seguiram uma direcção diferente da sua. Desapegue de tudo que não te acrescenta. Deixa ir e abre para o novo.

Enfim permita-se. Permita-se estar errado(a). Permita-se ter medo. E acima de tudo permita-se fazer algo diferente. Porque não nos devemos concentrar em fazer sempre as mesmas coisas. Acomodar. Liberta-te das amarras e sê feliz. Por isso, permita-se ser feliz. Espero que este texto o inspire a refletir e libertar. Libertar aquilo que não precisas para a tua vida ou para a tua mente.

desapego-emocional-blog-da-sims

“De cada vez que nos apercebermos que estamos a preocupar-nos, limitamo-nos a respirar e libertar esse episódio uma e outra vez, até nos conseguirmos focar num melhor: a história que realmente desejamos criar.” – Julio Bevione

Beijinhos de luz

Tens alguma duvida? Queres partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da páginas contato (aqui). E partilhe!

Leia mais sobre desapego, aqui!

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: