O mindfulness e a felicidade

Olá pessoal. Ser feliz. Em primeiro lugar, és feliz? Vives uma vida realizada? Vamos parar e concentrar-nos nestas perguntas. Fazer essas perguntas e esperar pela resposta. Deixar que o nosso corpo responda, não às perguntas pensadas. Deixar a mente encontrar a resposta.

Hoje em dia para muitos a felicidade está em “ter” não em “ser”. Por exemplo em ter um trabalho de sonho, uma casa, aquelas férias desejadas. Enfim em ter bens materiais. Porque achamos que só depois de os termos seremos felizes. Que a nossa felicidade vem depois de os “termos”. E pergunto, se não consegue alcançar a felicidade agora, quando serás feliz?

ser-feliz-blog-da-sims

A felicidade não pode ser adiada, porque não é uma coisa que podemos adiar para o futuro. É preciso ser feliz no aqui e agora. Porque a felicidade só se pode conseguir no momento presente. E com o mindfulness podemos aprender a arte de transformar qualquer momento, com o propósito de estar num momento e ser feliz.

O mindfulness é a arte de reconhecer no momento presente todas as condições de felicidade que já temos. Uma arte que nos ajuda a transformar o nosso sofrimento em felicidade. Porque as duas andam lado a lado. Ao reconhecer as nossas condições de felicidade e cultivar momentos de felicidade, isso ajuda-nos a lidar com o sofrimento e abraçá-lo. Saber regar as nossas sementes de alegria e bem-estar ajuda-nos a transformar o nosso sofrimento.

ser-feliz-blog-da-sims

Se este momento é de felicidade ou não, depende de si. É você que torna este momento feliz e não o momento que o faz feliz a si.Thich Nhat Hanh

Porque a nossa qualidade de vida depende da nossa consciência no aqui e agora. É preciso ter consciência de todas as condições de felicidade disponíveis. O estar vivo, ter duas pernas para andar e uns olhos magníficos para ver. Isto é, só precisamos de prestar atenção e apreciar essa maravilha que é o nosso mundo, a nossa natureza.

Visto que temos todo um leque de maravilhas da natureza a nossa disposição e que somos abençoados todos os dias pelo sol que nos aquece e pela imensidão das estrelas que nos ilumina ao anoitecer. Tudo isto está disponível para nós e nem sempre nós estamos disponíveis para apreciar estes encantos que a vida nos proporciona.

Por isso o mindfulness ajuda-nos a estar no aqui e agora. Ajuda-nos a reconhecer as maravilhas da vida que estão precisamente dentro de nós e à nossa volta. Portanto temos muita sorte de estar aqui e agora. Temos a sorte que muitos gostariam de ter. Precisamos ser gratos e felizes com o que nos rodeia.

Enfim, não precisamos de esperar para ter mais condições de felicidade no futuro. Não temos de procurar o sucesso, dinheiro ou satisfação para sermos felizes. A vida está disponível no aqui e agora. Ela está no momento presente. Por isso dirige a atenção para tudo que está a correr bem no momento presente. Desapegue-se das ideias para alcançar a felicidade.

ser-feliz-blog-da-sims

A arte de habitar com felicidade o momento presente é a prática mais necessária do nosso tempo. – Thich Nhat Hanh

Beijinhos de luz

Leia mais sobre Mindfulness

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: