Os sinais de stress no nosso corpo

Olá pessoal. Hoje vamos falar dos sinais de stress que o nosso corpo nos envia. 7 sinais de stress no nosso corpo. E que muitas das vezes são confundidos com um mal estar normal sem dar a real atenção para a causa em si.

Em primeiro lugar, o que é o stress? Ela é uma resposta fisiológica e comportamental normal do nosso corpo, que reage a algo que aconteceu ou está para acontecer, fazendo com que sintamos ameaçados e isso acaba por perturbar o nosso equilíbrio interior e exterior. A nossa mente não é a única causadora de stress no nosso corpo. Ele tem sido nos últimos tempos tão comum, acabando por se tornar uma rotina por muitos.

Nos últimos tempos o stress tem sido tão comum por muitos, acabando por se tornar uma rotina. Tudo isso também devido ao ritmo alucinante que vivemos, sem tempo de paragem fazendo com que o corpo comece a falhar. Também são várias as pressões que estamos expostos que fazem com que o stress aumente, como por exemplo as contas por pagar, trabalho, rotinas do dia-a-dia, pressão por causa de um exame ou um trabalho para entregar, etc. Enfim, são vários os motivos que vão aparecendo no nosso dia-a-dia que nos leva ao stress.

estresse-no-corpo-blog-da-sims

E com essa rotina apressada do dia-a-dia, acaba por gerar um impacto negativo no nosso corpo. Por isso, hoje quero partilhar os 7 sinais de stress no nosso corpo.

O cansaço

Quando nos sentimos constantemente cansados, sem força para fazer nada. Isto é um sinal de que esta com stress. Isto porque ele faz com que o nosso sistema muscular estando sempre a trabalhar, ou seja, durante os picos de stress no corpo os músculos, tendencialmente ficam mais tensos. Sem deixar para trás, as outras partes do corpo que também ficam afetadas.

A pele, unhas e cabelo 

O aparecimento de espinhas no rosto, queda de cabelo ou dermatite atópica ou psoríase. Tendem a acontecer enquanto o teu corpo está em stress. Enquanto o seu corpo não esteja completamente livre do mesmo, esses sintomas tendem a piorar ou demorar a desaparecer.

A imunidade

Stress é sinónimo de imunidade baixa no organismo. O nosso organismo fica totalmente frágil para combater qualquer vírus ou bactéria. Ele faz com que esteja sempre doente, porque as suas defesas estão em baixa.

Menstruação

Para as mulheres, as menstruação também é afetada pelo stress, tornando os períodos menstruais irregulares e inconstantes, resultando na perda do controlo de quantos dias iria demorar o seu ciclo, além da intensidade e dos sintomas. A TPM (tensão pré-menstrual), também sofre alterações de duração e intensidade.

Estômago

Todo o aparelho digestivo e gástrico é uma das primeiras áreas a ser afetada. Com os altos níveis de stress, episódios de azia repentina acontecem e também as sensações de enjôos, acabando por desenvolver doenças como a gastrite ou até mesmo úlceras.

Cérebro e coração

Se o corpo estiver sempre sobre stress, isso acaba por gerar muita adrenalina. E com a libertação da adrenalina, aumenta a coagulação de sangue e os vasos cardíacos contraem, e isso aumenta as chances de um enfarte. Também inclui-se chances de AVCs e aneurismas por causa da pressão arterial elevada.

Insónias

O stress traz ansiedade, e ela por sua vez faz com que o dormir seja difícil. São tantas as pessoas que sofrem de insónias e muitas das vezes sem se dar conta de como é gerada. Ficar acordado durante a noite, ou acordar muitas vezes durante a noite poderão ser sintomas do mesmo.

Esses são 7 sinais de stress no nosso corpo e que ele nos envia para nos alertar. E para o combater é preciso alterar alguns hábitos. Nem sempre é fácil, mas só isso para o ajudar a controlar o mesmo.

Assim, adotar uma rotina mais saudável, com actividades físicas regulares, uma dieta balanceada e organização no seu dia-a-dia vai ajudar com que os sintomas não estejam muitos presentes. E com o tempo, pode até deixar de existir.

Por isso a prática de Yoga, pilates, meditação e exercícios de concentração vai ajuda-lo a ter acesso ao seu subconsciente ajudando neste processo. E para casos mais graves, onde não se consegue fazer uma alteração, é melhor procurar ajuda de um profissional na área, e com isso contornar o stress e melhorar a sua qualidade de vida.

estresse-no-corpo-blog-da-sims

Portanto, o importante é não desistir de ter uma vida equilibrada. A sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar. E tu, que fazes para controlar o stress?

Beijinhos de luz

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: