A importância da água no nosso corpo

Olá pessoal. Hoje quero falar da água no corpo, sua importância e benefícios. Aproveitando esses dias que vamos ser atingidos por essa onda de calor e para relembrar a importância de hidratarmos o corpo.

Em primeiro lugar, o nosso corpo é formado por água. O corpo humano possui cerca de 65% de água em homens adultos e 60% em mulheres adultas. Cerca de 75% de peso de um músculo é composto por água, o sangue contém 95%, a gordura corporal 14% e o tecido ósseo 22%.

Ou seja, existe uma grande fração do nosso corpo que é composto por água. E ela varia de acordo com a composição de cada um. E a percentagem de água no corpo varia de acordo com a sua hidratação. O ser humano sente sede quando o corpo já perdeu entre 2% a 3% de água. E com isso o seu desempenho mental e coordenador física começam a ficar prejudicados.

Por isso,  vamos ver alguns benefícios importantes onde a água no corpo é fundamental:

  • ela é o principal componente das nossas células
  • atua nos processos fisiológicos, como a digestão
  • fundamental para a transportação de substâncias como, o oxigénio, nutrientes e sais minerais
  • ela tem um papel de regulador de temperatura no nosso corpo através da transpiração
  • ela também ajuda a formar lágrimas que é um liquido essencial para o bom funcionamentos dos nossos olhos

Apesar do nosso corpo ser formado por água, ela não pode ser armazenada no mesmo. Por isso é importante ingerir aquela quantidade necessária para poder balancear com o que é perdido. Nós perdemos água do corpo através da urina, fezes e transpiração. Portanto é fundamental o seu consumo, principalmente nos dias mais quentes e também durante a realização de exercícios físicos.

agua-no-corpo-blog-da-sims

Sempre fui aquela que quase não bebia água, e não dava muito importância ao seu consumo. A minha mãe sempre me dizia para beber água, que faz bem ao corpo. Principalmente logo de manhã em jejum, porque ajuda a eliminar toxinas do corpo. Confesso que não ligava muito e também porque me custava imenso. Não sei, mas sempre que bebia água em jejum sentia-me muito mal e dava voltas à barriga.

Tentei por varias vezes, beber água na minha rotina diária. Mas não foi fácil. Chegava ao ponto de colocar um copo de água à minha frente no trabalho, e mesmo assim esquecia -me de o beber.

Desde à um ano pra cá, depois de frequentar um workshop da Mafalda Rodiles, Seja feliz sem dieta, onde ela fala da importância do consumo de água e incentivando o seu consumo, comecei a ter uma postura distinta.. No início não foi fácil, porque eu não bebia quase água nenhuma. Mas como tudo na vida, teve que ser aos poucos. A cada dia ia aumentando mais um copo, até que cheguei aos três litros por dia. E agora confesso que tem dias que chego aos quatros litros de água. Consumo de água passou a fazer parte da minha rotina diária.

Portanto, é muito importante hidratar o nosso corpo principalmente nos dias mais quentes. E também podes encontrar água em muitos alimentos, que podem ser consumidos nos dias mais quentes, como a melancia, morangos, abacaxi, e que são bons para levar à praia. Vamo-nos hidratar e cuidar do nosso corpo e da nossa mente. Se não consegues beber água, tenta beber água aromatizada que também ajuda. O importante é consumir e colocar a quantidade certa de água no corpo para que funcione em pleno.

agua-no-corpo-blog-da-sims

E tu, qual a quantidade de água que consomes diariamente? Gostas de beber água como ela é ou preferes aromatizada?

Beijinhos de luz

 

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: