5 passos para o ajudar a ter confiança e segurança em si mesmo

Olá pessoal. Ao longo da nossa vida são várias as situações que nos acontece e que nos fazem perder confiança e segurança em nós mesmos. Por isso, hoje trago 5 passos para o ajudar a ter confiança e segurança em si mesmo.

São vários os acontecimentos que nos fazem perder a confiança e segurança em nós mesmos. E acabamos por nos auto sabotar. É normal perder aquela confiança e segurança que tínhamos. Mas isso tem solução, o voltar a confiar em si mesmo. Quando a autoconfiança está ausente, deixa de ser um super-poder e passa a ser um obstáculo nas nossas vidas, impedindo que sejamos eficientes e, pior ainda, atrapalhando as nossas conquistas.

Quando não nos sentimos confiantes e seguros de nós mesmos, não é fácil voltar a sentir o contrário. Muitas das vezes os motivos são muito fortes e deixamo-nos ir abaixo. Por isso, peço que preste atenção a estes 5 passos para o ajudar a recuperar e voltar a ter confiança e segurança em si mesmo.

confianca-e-seguranca-em-si-mesmo-blog-da-sims

Aceite o seu estado

Existem etapas nas nossas vidas que são mais complicadas do que outras. E a perda de confiança é muito comum, porque não é fácil sentir-se sempre confiante. Até as pessoas mais bem sucedidas do mundo tiveram quedas de confiança e perda de segurança neles. Porque são fases que podem acontecer por causa de algum facto nas nossas vidas. Por exemplo, pode ser por causa de uma demissão no trabalho, uma separação, ou um fracasso em qualquer aspecto durante a sua vida.

Portanto, devemos aceitar que nem sempre podemos ser confiantes e seguros. Ao aceitar este fato evitarás que essas etapas difíceis nas nossas vidas nos prejudicam e, também ajuda-nos a libertar a pressão e a saber lidar melhor com a situação.

Procure motivos para confiar em si

Primeiro, comece por valorizar as suas ações. Não devemos menosprezar as nossas conquistas, seja do tamanho que for. Valorize as suas ações, os seus esforços, as suas habilidades, as suas qualidades e conquistas.

Faça uma lista das suas conquistas realizadas ou qualidades que aprecias em ti mesmo. Ao longo do tempo a lista vai crescendo de coisas boas que fizeste. De situações que te fizeram sentir orgulho na pessoa que és.

Quando sentires que estas perder a confiança, recorre a essa lista das coisas que escreveste. Esta é uma forma de evitar essas quedas de confiança. E com isso acabando por ser uma pílula para o ajudar a superar esses momentos.

Lembre-se sempre dos seus poderes

Quando estamos com perda de confiança, acabamos por sabotar-nos mentindo a nós mesmos. Por mais que pensas que precisas, não o faças! E não adianta estar a dizer que és invencível só para te sentires confortável. Porque é importante procurar razões para acreditar em si mesmo e não idealiza-los ou “fazendo de conta”.

Isso faz com que enviemos informações erradas ao nosso cérebro. Cada vez que enviares o “sou invencível” ao cérebro ele vai processar essa informação com sendo um fato. Se estiveres em um estado depressivo, é provável que acabe por piorar a situação. Por isso, seja verdadeiro.

Comece com pequenas decisões

Recuperar a confiança e a segurança em nós é uma tarefa difícil. E nem sempre é fácil recuperá-la com uma única tentativa. Por isso a importância de caminhar passo a passo.

Portanto é importante começar por pequenas decisões. Pequenos passos que o façam ganhar confiança em si mesmo progressivamente. Com o tempo vais começar a ganhar confiança e segurança em ti.

Procure inspiração

Essa ultima dica é uma das que considero mais preciosas. Porque nada melhor do que estar na companhia de pessoas positivas, com boas energias e que nos dão a mão para nos ajudarem a crescer.

Além de encontrar inspirações nas pessoas, também podes encontrar essas inspirações nos livros, nas artes ou até mesmo nas paisagens. O importante é não parar de procurar inspirações, algo ou alguém que o inspire. Porque nada melhor para ganhar e recuperar confiança e segurança em nós próprios, do que inspirações. Para mim é crucial nos momentos de baixa de confiança.

Para terminar quero deixar um conselho muito importante para o ajudar a alavancar e recuperar a confiança e segurança em si mesmo. Não se compare aos outros, porque nós não somos todos iguais. Não dê muita atenção ao que o mundo tem a dizer a seu respeito, nem tudo é válido. E por fim, e não menos importante, não preste atenção aos outros, porque somos seres únicos e cada um de nós tem algo diferente a oferecer a esse mundo enorme em que vivemos.

Portanto, é preciso acreditar e confiar na pessoa que és. Só tens que trabalhar nesses 5 passos para recuperar a tua confiança e segurança. E lembre-se, nada se consegue sem esforço, dedicação a paciência. Que esses 5 passos o ajudem a recuperar confiança e segurança em si mesmo.

confianca-e-seguranca-em-si-mesmo-blog-da-sims

Beijinhos de luz

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: