7 exercícios de meditação mindfulness que pode fazer em qualquer altura do seu dia-a-dia

Olá pessoal. Já falei aqui sobre a Mindfulness, e hoje venho trazer 7 exercícios de meditação mindfulness que podes fazer em qualquer altura do seu dia-a-dia.

A meditação mindfulness, sem ser a prática formal, é uma das práticas propicia para quem não tem muito tempo no seu dia-a-dia para o fazer. A sua prática traz-nos muitos benefícios. Ela ajuda na redução da depressão e da dor, acelerando a cognição, aumentando a criatividade, limpando a mente e muito mais. A  atenção plena não é a tentativa de dar sentido a algo, mas sim,  dar atenção ao momento.

Para quem procura uma maneira rápida e fácil de praticar meditação mindfulness, apresento aqui alguns exercícios para o ajudar.

Durante as caminhadas

mindfulness-caminhada

Para quem faz a sua caminhada, pelo menos dez ou quinze minutos, pode aproveitar esse período para meditar, de preferencia num lugar calmo sem muitos movimentos. É uma prática que requer foco, ou seja, focar atenção na sua caminhada, nas sensações dos pés ao tocarem no chão, concentrar a atenção na respiração ou atenção nas partes do seu corpo enquanto caminhas. A chave é  desenvolver uma atenção relaxada nesse período. Por algum momento vai haver distrações, onde os pensamentos vão-se divagar, traga-o de volta sem julgamentos.

Durante as refeições

mindfulness-comer

Pode parecer estranho, mas podes praticar o mindfulness durante as refeições, enquanto estas a comer. Consiste em prestar atenção naquilo que se esta a comer. Prestar atenção na sua comida, no paladar, na textura, o cheiro. Atenção na reação do seu corpo enquanto come. Durante alguns minutos durante a refeição podes praticar, concentrando a atenção na comida.

Pausa no trabalho

mindfulness-trabalho

Muitas vezes usamos a pausa no trabalho para ver e-mails, algum video no youtube ou mesmo consultar as nossas contas nas redes sociais. Podes mudar, em vez de fazer isso, coloque atenção plena na sua pausa. De preferencia que seja longe do computador, da TV, telemóvel  ou iPad. Sente-se por um momento e perceba as sensações do seu corpo e da sua mente. Aprende a estar presente naquele momento, e se os pensamentos interromperem com coisas que tem de fazer, deixe ir e sem julgamento traga a mente para o momento presente.

Atenção naquilo que ouves

mindfulness-musica

Durante o nosso dia são vários os sons que ouvimos, e por estar em piloto automático temos tendência a ignora-las. Porque são sons que já estamos habituados a ouvir, por isso ignoramos. Tente prestar atenção nesses sons, ou coloque uma musica e preste atenção na musica sem pensar nela. Apenas permita que a musica fluia e aproveite para fluir com a musica, a cada pensamento que tente interromper, deixe ir sem julgamento.

Rotinas de higienes 

mindfulness.rotina

As nossas rotinas de higiene são algumas das coisas que fazemos todos os dias, e muitas das vezes em piloto automático. Durante um simples escovar de dentes, ou o escovar o cabelo, muitas das vezes as nossas mentes estão viradas para algo que precisamos de fazer, planos, preocupações ou até arrependimentos em vez do que estamos a fazer.

Podemos mudar isso, em vez de se colocar no piloto automático, preste atenção e concentra no que estas a fazer. Repara o escovar dos dentes, a sensação das escovas com a pasta nos seus dentes. Além de escovar dentes, pode ser também quando estas no banho, ou a arranjar o cabelo, a vestir. Podes sempre executar as suas tarefas de higiene com consciência colocando atenção plena no que esta a fazer. Vais ver que no final vais te sentir mais leve para o dia que se inicia.

O respirar

mindfulness-respirar

Já reparaste na tua respiração durante o dia? Alguma vez paraste para ver como estas a respirar? Pois é, devido a correria do dia-a-dia temos sempre uma respiração ofogante e muitas das vezes descontrolada. A qualquer momento do dia podes parar e concentrar-te na tua respiração. Com um simples inspirar profundo e expirar lentamente.

Por isso, Coloque a sua atenção na respiração e como se sente. Perceba a movimentação do ar em como o seu tórax e abdomen se movimentam. Podes experimentar agora e verás o resultado tranquilizante que esse simples respirar trás.

Aproveitar a natureza

mindfulness-natureza

Muitas das vezes aproveitamos a natureza para realizar as nossa práticas de exercícios físicos, ou até mesmo para passear. Só que, provavelmente nem sempre prestamos atenção a natureza e naquilo que nos rodeia.

Preste atenção na natureza que o rodeia, preste atenção nas arvores, nas folhas, nas flores, os pássaros a cantarolar, sinta o vento, o sol que aquece o seu corpo e até mesmo nos ruídos. Foca no presente, no aqui e agora. Se a mente se divagar, traga-a sem julgamentos e volte a focar a sua atenção no momento presente.

Esses são alguns exemplos, entre muitos que existem, sobre como praticar a meditação mindfulness para a atenção plena durante o dia. Não se limite só aos exercícios, sinta-se livre para encaixar a meditação mindfulness na sua vida. Sê consciente naquilo que fazes, prestando atenção em tudo e no final o resultado vai-te surpreender e transformar-te. Experimenta e muda a tua vida .

Mindfulness significa prestar atenção de forma particular; no propósito, no momento presente, e sem julgamento. – Dr. Jon Kabat-Zinn

Beijinhos de luz

 Leia também – Atenção plena

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: