Ansiedade: 4 passos para o ajudar a controlar

4 passos para o ajudar a controlar  ansiedade

Olá pessoal. A ansiedade, todos nós já sofremos com os seus sintomas. Desde a angustia, desconforto, inseguranças, medo, etc.

Caracterizada como a doença do século. Hoje em dia são várias as pessoas que procuram ajuda medica para controlar a ansiedade. E também existem aqueles que não o façam por vergonha.

Antes demais, o que é a Ansiedade? É um estado de inquietude que pode aparecer a qualquer momento da nossa vida. E quando estamos nesse estado, estamos sempre à espera que algo de mal aconteça. E isso leva-nos a ter pensamentos negativos.

Caraterizado por ser excesso de preocupação, a ansiedade é a resposta do nosso cérebro perante essas preocupações. E depende de nós saber geri-la .

São vários os medicamentos que encontramos na farmácia para o alivio da ansiedade. Vários terapeutas com técnicas que nos ajudam a aliviar esses sintomas que causam a ansiedade.

Hoje trago 4 passos para o ajudar a controlar a ansiedade. Para mim são os básicos, que ao praticar-los no seu dia-a-dia conseguirá controlar esses sintomas.

Prática do exercício

O exercício fisico é considerado um dos grandes aliados no controle da ansiedade. Quando praticamos exercício, libertamos uma importante substância, a serotina, que é responsável pela sensação de prazer. Para quem não goste de praticar o exercício, uma caminhada de meia hora, quantas vezes conseguires na semana, ajuda para o tratamento. E ao exercitar, estas a exercitar o corpo e a mente, aliviando os problemas da ansiedade.

4_passos_para_o_ajudar_a_controlar_a_ansiedade_caminhar

Controlar a respiração

Ao controlar a respiração estamos a reduzir as reações causadas pelo sistema nervoso. Para ajudar a controlar as crises de ansiedade, é fazer repetidamente  o movimento de inspirar o ar pelo nariz com a boca fechada e depois expirar lentamente o ar pela boca. Essa técnica de respiração faz com que o ar expanda pelo abdómen em vez de ser pelo peito, e ajuda na diminuição dos sintomas de respiração ofegante, tremor e taquicardia. Podes fazer sempre que sentires os sintomas que estão a causar a ansiedade, e não importa o lugar em que estejas.

4_passos_para_o_ajudar_a_controlar_a_ansiedade_meditacao

Controlar os pensamentos

Durante as crises de ansiedade temos por norma ter pensamentos negativos, o que não ajuda em nada. Controlar os nossos pensamentos negativos é a solução. Eu sei que nem sempre é fácil ter pensamentos positivos perante essas situações, mas eles ajudam a combater a ansiedade.

4_passos_para_o_ajudar_a_controlar_a_ansiedade_meditacao

Reduzir o stress

Para quem apresenta histórico de ansiedade, é fundamental trabalhar o stress, porque ele acelera o pensamento, a fadiga e agitação mental. Para combater o stress existem algumas alternativas como, a meditação, o ioga, massagem, acupuntura. Para praticar a meditação tem aqui um post para o auxiliar.

4_passos_para_o_ajudar_a_controlar_a_ansiedade_meditacao

Alimentação

Existem alguns alimentos que são grandes aliados no controle da ansiedade. Por serem fontes de triptofano,  que é uma substancia percursora da serotina. E podes encontrar nas bananas e nos chocolates, usado com moderação, capsulas de magnésio e vitamina B6. Também pode ser encontrado nos chás, como a camomila, melissa e plassifora,  por conterem substâncias sedativas que controlam a ansiedade.

4_passos_para_o_ajudar_a_controlar_a_ansiedade_cha

Com esses 4 passos para o ajudar a controlar a ansiedade vais poder ter uma vida tranquila, equilibrada e saudável. Provavelmente muitas pessoas não o consegue fazer sozinho, por isso se isso for o seu caso, procure ajuda de um especialista se assim o intender.

Beijinhos de luz

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: